quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A IMPORTÂNCIA DO VOLUNTARIADO NO CRESCIMENTO PROFISSIONAL


Por que tantos consultores, autores de livros de auto-ajuda/desenvolvimento profissional, gerentes de recursos humanos e outros mais, insistem em dizer que o trabalho voluntário está alinhado ao Crescimento Profissional? Vemos que hoje fala-se tanto em Responsabilidade Social, Educação Inclusiva, Trabalho Voluntário como se fosse uma obrigatoriedade da empresa proporcionar/incentivar seus funcionários nesta prática. Por outro lado não devemos ver a prática do voluntariado como uma simples atitude de solidariedade, e sim como um ato que gira em torno de valores éticos, sociais e ambientais.
Temos visto que desenvolver atitudes voluntárias ao bem comum, nada mais é que uma transferência de valores, onde o indivíduo compartilha momentos e vivências/experiências doando do seu tempo em troca de algo intangível. E para isso não é preciso um planejamento minucioso e detalhista, mas iniciativa e disponibilidade. Pense em suas atividades da semana. Será que você não pode dedicar uns minutinhos para fazer um trabalho voluntário ? Quem já participou de uma campanha do agasalho ou de arrecadação de alimentos, ou até mesmo levando brinquedos para crianças na época natalina, sabe do pouco tempo de dedicação a que estou me referindo.
Mas as oportunidades não param por ai, seja na associação do bairro, condomínio, entidade filantrópica, contanto histórias para crianças, cegos, enfim as formas de ajudar o próximo são tantas que devemos mais do que nunca, identificar onde temos mais afinidade, arregaçar as mangas, receber sorrisos e crescer como pessoa. Importante fazer perceber que participar desempenhando qualquer atividade neste meio, estamos promovendo o associativismo, empatia, desenvolvimento interpessoal, espírito de equipe, capacidade organizadora e a própria capacidade de liderar, habilidades estas, que são essenciais e que devem estar presentes no bom profissional.
Podemos observar também que as pessoas que desenvolvem uma atividade voluntária, sentem -se mais felizes, realizadas, de bem consigo mesmas, pois descobrem riquezas imensuráveis e gratificantes que dão mais sentido à vida, (pesquisas mostram que os voluntários têm duas vezes mais chances de se sentirem felizes do que aqueles que não se dedicam a nada).
Enfim, poderíamos descrever aqui muitos relatos de pessoas que estão a frente de projetos dos mais diversos, e que se pudessem voltar atrás mudariam apenas uma coisa: iniciariam antes. Não perderiam tanto tempo na elaboração de futuras práticas, mas aprenderiam com os erros e acertos, ou melhor, com os infinitos acertos que a ação voluntária proporciona.
Por Lenir Nunes Amorim, Recursos Humanos da Univille e acadêmica do 2º ano de Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário