Sobre


O Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) foi criado em fevereiro de 1999, na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco – FCAP/UPE, sendo o primeiro Núcleo de Gestão Ambiental implantado em uma universidade de administração do norte/nordeste do país. A criação do Núcleo teve como objetivo inserir a temática ambiental na sua comunidade acadêmica, visando fomentar o desenvolvimento sustentável, a partir da adoção de modelos gerenciais ambientalmente responsável e ser referência de boas práticas ambientais no meio acadêmico, gerando conhecimento com responsabilidade social e ambiental.

O NGA, além de coordenar um MBA em Gestão Ambiental, também participa de outros cursos e sobretudo é um espaço aberto a toda comunidade da FCAP para debates, discussões, fóruns e orientações referentes a temática ambiental. Sempre visando estimular novos paradigmas de práticas e valores em prol de uma melhor qualidade de vida, equidade social e harmonia ambiental.

Desde 2000 o Núcleo desenvolve o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA/ NGA) que teve início com o Projeto de Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis. Este sistema tem o objetivo de desenvolver ações política-administrativa e pedagógica no intuito de promover, junto à comunidade acadêmica, reflexões e novos comportamentos com responsabilidade social e ambiental, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Principais atividades desenvolvidas através do Sistema Integrado de Gestão Ambiental – SIGA/NGA:

• Projeto de Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis (A função social do lixo) [início em agosto de 2000]
• Oficias e treinamentos [início em 2000]
• Agenda Ambiental da FCAP/ UPE [início em 2004]
• Inventário Botânico [2005]
• Política de Gestão Integrada da FCAP/ UPE [2006]
• Procedimentos Ambientais [início em 2007]
• Auditorias Ambientais [início em 2007]