Coleta Seletiva


A coleta Seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis: papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, dentre outros, previamente separados na fonte geradora e que podem ser reutilizados ou reciclados. A coleta seletiva funciona, também, como um processo de educação ambiental na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

 A reciclagem, por sua vez, é o processo de transformação de um material, cuja primeira utilidade terminou, em outro produto. Por exemplo: transformar o plástico da garrafa PET em cerdas de vassoura ou fibras para moletom. A reciclagem gera economia de matérias-primas, água e energia, é menos poluente e alivia os aterros sanitários, cuja vida útil é aumentada, poupando espaços preciosos da cidade que poderiam ser usados para outros fins como parques, casas, hospitais, etc.
A coleta seletiva Contribui para a melhoria do meio ambiente, na medida em que:
  •  Diminui a exploração de recursos naturais;
  •  Reduz o consumo de energia;
  •  Diminui a poluição do solo, da água e do ar;
  •  Prolonga a vida útil dos aterros sanitários;
  •  Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo;
  •  Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias;
  •  Diminui o desperdício;
  •  Diminui os gastos com a limpeza urbana;
  •  Cria oportunidade de fortalecer organizações comunitárias;
  •  Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
COLETA SELETIVA NA FCAP/UPE
O Projeto de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos- A Função Social do Lixo, implantado em agosto de 2000 teve como objetivo principal promover reflexões em cada cidadão sobre qual a sua parcela de responsabilidade com o  lixo que gera. Apoiando-se no princípio dos 4R`s:  REFLETIR, REDUZIR E RECICLAR os Resíduos. Iniciou-se o projeto coletando papel, visto que representa na massa de resíduos gerados na faculdade um percentual de destaque. Todo processo é realizado com apoio de voluntários- alunos e funcionários – que juntos direcionam toda energia para uma constante adesão ao projeto.
Durante o primeiro semestre de implantação, ainda no ano de 2000,  a comunidade começou a questionar  o porquê da coleta não se estender ao plástico, o vidro e o metal. Para atender a comunidade, bem como a meta do mesmo, em fevereiro de 2001 o projeto foi ampliado para a coleta dos demais recicláveis. A faculdade comprou equipamentos que foram instalados no pátio.
A coleta seletiva do Papel, atividade mais antiga e consolidada do núcleo, acontece 1 vez por semana. É quando catadoras da comunidade Caranguejo Tabaiares comparecem ao NGA para fazer a vistoria, pesagem do material e esvaziamento de todos os coletores de papel espalhados pela FCAP. Somente no primeiro semestre de 2011 já foram coletados e direcionados para a reciclagem mais de 2 toneladas de papel (cerca de 2121,4 Kg).

Gráfico da coleta do 1º semestre de 2011 (Kg)
Os demais materiais recicláveis (plástico, metal e vidro), separados em lixeiras sinalizadas espalhadas por toda unidade, são direcionados ao PEV que é o Posto de Entrega Voluntária, localizado  próximo à guarita  de entrada principal da Universidade. A escolha do local de fixação foi estratégico, pois além da comunidade da FCAP outras pessoas podem utilizar o PEV. Por estar próximo à guarita, a utilização do equipamento é acompanhada pelo pessoal responsável pela segurança.  PEV’s podem ser encontrados espalhados por toda a Cidade, em pontos estratégicos e de grande fluxo, onde a população pode depositar, voluntariamente, os materiais em separado. Diariamente caminhões da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana da Cidade do Recife – EMLURB, responsável pela gestão dos PEVs percorrem todos os Postos e recolhem o material doado, que é destinado aos núcleos de catadores de lixo e Organizações Não Governamentais – ONG’s associadas a EMLURB, as quais comercializam o material para contribuir na renda familiar dos catadores.
Vale destacar que a fcap é a primeira faculdade a desenvolver um projeto de coleta seletiva, sobretudo como um instrumento reflexões sobre a temática ambiental e com um destino social dos recicláveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário