O evento traz o paisagista francês Thierry Jacquet, criador dos Jardins Filtrantes, e lança a pergunta: “Como o Parque Capibaribe pode contribuir para um rio mais limpo?”
Começa no dia 02 de setembro (terça-feira),
às 19h, no Museu Cais do Sertão, o ciclo de diálogos Provocações Urbanas, série de eventos promovida pela Universidade Federal de Pernambuco/InCiti, equipe por trás do Parque Capibaribe, parceria entre a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que realiza um plano de articulação entre as bordas do Rio Capibaribe e espaços urbanos. Os interessados devem enviar seus nomes, até 1º de setembro, para o e-mail educativocais@gmail.com
Integrando a programação do “Mês do Conhecimento e Sustentabilidade” do Cais do Sertão, a primeira edição do evento lança o tema “Inovações para o Saneamento”. Para responder a pergunta “Como o Parque Capibaribe pode contribuir para um rio mais limpo?”, vêm para o diálogo o paisagista francês Thierry Jacquet, fundador da Phytorestore, empresa francesa que já realizou 150 Jardins Filtrantes pelo mundo; o presidente da Compesa, Roberto Cavalcanti Tavares; o diretor de novos negócios da Compesa, Ricardo Barretto Vasconcelos; e o engenheiro Clifford Ericson Júnior, professor do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.
O diálogo será o primeiro dos sete propostos pela série Provocações Urbanas, com temas relacionados a urbanismo e inovação. Antes de cada evento, será aberto espaço na Fanpage do Parque Capibaribe (facebook.com/parquecapibaribe) para que o público faça questionamentos a respeito dos temas, desenvolvendo assim uma pauta coletiva a ser respondida pelos convidados.
Provocações Urbanas visa promover a livre circulação de ideias e abordagens inovadoras, esclarecendo questionamentos e dúvidas do público, e oxigenando ideias para um pensamento cada vez mais inovador e de longo prazo. Com maior conhecimento sobre o Parque Capibaribe, a população do Recife poderá se engajar em suas propostas e abraçar seus conceitos.
SERVIÇO
Provocações Urbanas - Ciclo de diálogos do Parque Capibaribe
Tema: Inovações para o Saneamento - Como o Parque Capibaribe pode contribuir para um rio mais limpo?
Mesa: Thierry Jacquet, Roberto Cavalcanti Tavares, Ricardo Barretto Vasconcelos e Clifford Ericson Júnior
Data: 02 de setembro - terça-feira
Horário: 19h
Local: Cais do Sertão - Av. Alfredo Lisboa s/n, Bairro do Recife
Inscrições: ate 01 de setembro pelo e-mail educativocais@gmail.com
CURRÍCULOS
Thierry Jacquet
Paisagista francês fundador da Phytorestore, empresa especializada no tratamento e recuperação susentável de recursos naturais, como ar, água e solo. Desde 1990, Jacquet desenvolve tecnologias empregadas na depuração de poluentes e regenaração da paisagem através da fitorremediação, técnica de tratamento pela qual a descontaminação é feita por espécies vegetais nativas de cada região. A empresa é a detentora da patente Jardins Filtrantes, aparelhos que promovem a fitorremediação sustentável nos corpos d’água superficiais, nas águas pluviais, nos efluentes sanitários e industriais, terrrenos contaminados etc.
Roberto Cavalcanti Tavares
Administrador de empresas formado pela FCAP/UPE e Master em Administração de Empresas pela Universidade Autônoma de Madri/Espanha. É Auditor da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, onde exerceu diversos cargos, dentre eles:
Diretor-Adjunto de Administração Geral (1998); Gerente de Segmento Econômico (2000) e Representante de Pernambuco no CONFAZ/COTEPE, em Brasília (2001 a 2004). Na Compesa, exerceu o cargo de Diretor de Gestão Corporativa desde o início da Gestão Eduardo Campos até agosto de 2008, quando assumiu a Diretoria de Operações. Em janeiro de 2011, assumiu a Presidência da Companhia.É atualmente, é Presidente da entidade no biênio 2014-2016.
Ricardo Barretto Vasconcelos
Engenheiro civil formado pela UFPE, tem MBA em Gestão Empresarial pelo IBMEC e especializações em Gestão da Produção e Engenharia de Segurança do Trabalho, ambas pela UFPE. Passou a compor o quadro de engenheiros da Compesa a partir de 1998, tendo exercido diversos cargos gerenciais a partir de 2001, em diferentes níveis hierárquicos: coordenador de Produção; gerente de Suprimentos, gerente de Recursos Humanos, superintendente de Gestão de Pessoas; superintendente de Planejamento e Chefe de Gabinete da Presidência. Paralelamente, entre os anos de 2010 e 2013, ocupou o cargo de presidente do Conselho Deliberativo da CompesaPrev. Em 2013, assumiu a Diretoria de Novos Negócios.
Clifford Ericson Júnior
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e mestrado em Psicologia da Educação pelo Instituto Superior de Linguas e Administracao(2010). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental.
CONTATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário