terça-feira, 6 de agosto de 2013

Curso de Monitoramento de Áreas em processo de Restauração Ecológica

Dia 26/08 até 30/08
Local: Recife/PE
Período de realização: 26 a 30 de agosto de 2013
 
 
Sobre o curso:
 
Nesse curso serão abordados os princípios, critérios e indicadores utilizados como guia para o monitoramento dos projetos de restauração ecológica, e como estes parâmetros devem ser verificados, mensurados e/ou avaliados ao longo do tempo de desenvolvimento desses projetos, de acordo os princípios estabelecidos pelo Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.
O monitoramento de áreas restauradas tem como objetivo a verificação do cumprimento das metas pré-estabelecidos em projetos de restauração ecológica, sendo fundamental não apenas para avaliar o reestabelecimento dos processos ecológicos, mas também a necessidade de se adotar ações complementares, de forma a garantir que as áreas restauradas sejam sustentáveis ao longo do tempo e cumpram seu papel na conservação da biodiversidade local.
 
Público Alvo:
 
-Estudantes e pesquisadores que se relacionem com a temática
-Profissionais que atuem na Cadeia da Restauração Ecológica
-Gestores públicos (Agentes de órgão ambientais – secretarias, divisões de fiscalização e técnicos analistas de projetos).
-Agentes privados (Usinas sucroalcooleiras e demais proprietários rurais; Empresas de serviços de restauração; Empreendimentos Privados).
 
Programação:
A programação completa será divulgada até dia 07 de agosto.
 
Investimento:
 
Curso Gratuito
 
Local:
 
Recife/PE
 
Facilitadores:
 
Adriano Vicente (Cepan)
 
É doutor em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é Coordenador do ProjetoRede de Restauração Ecológica do Corredor de Biodiversidade do Nordeste. Tem experiência nas áreas de Botânica, Ecologia e Biogeografia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia e Biogeografia e Restauração Ecológica da Floresta Atlântica e seus ecossistemas associados e Ecologia da Caatinga.
 
Severino Rodrigo Ribeiro Pinto (Cepan)
 
É doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Diretor de Projetos do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (CEPAN). É certificado pela Universidade da California, Berkeley em Manejo Sustentável de Ecossistemas pelo Programa de Lideranças Ambientais. Possui experiência na área de ecologia de comunidades vegetais e biologia da conservação. Os principais temas de sua pesquisa são mecanismos de manutenção de diversidade de árvores, serviços ambientais e restauração ecológica.
 
Carlos Frederico Brandão (Cepan)
 
É Doutor em Ciências Florestais na UFRPE, possui Mestrado em Ciências Florestais pela mesma instituição. Tem experiência na área de Ecologia e Silvicultura, com ênfase em recuperação de áreas degradadas, atuando principalmente nos seguintes temas: Mata Atlântica, Reflorestamento, classificação sucessional, regeneração natural, fitossociologia e efeito de borda.
 
Inscrições e seleção:
 
As inscrições deverão ser feitas através do link INSCRIÇÕES até o dia 17/08/2013.
*Caso o número de inscritos supere a quantidade de vagas previstas, terão prioridade aqueles alunos que estiverem enquadrados nos seguintes critérios:Estar dentro do público alvo do curso; Desenvolver alguma atividade prática dentro da temática da restauração ecológica; Ser parceiro ou já ter participado de algum projeto em parceria com o Cepan.
 
Informações Adicionais:
 
Para mais informações sobre o curso, envie uma mensagem pelo endereço nucleo@cepan.org.br ou entre em contato com Gabriel Favero – Coordenador do Núcleo de Formação em Ciência & Tecnologia Ambiental no Nordeste/Cepan, através do telefone: (81)3423-5851.
 
 
Parceiros:
Fundo Brasileiro para a Biodiversidade / Acordo Tropical Forest Conservation Act - Funbio/TFCA
Conservação Internacional – CI-Brasil
Empresa Monsanto
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Miriri Alimentos e Bioenergia
Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Suape


Nenhum comentário:

Postar um comentário