quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Aula inaugural da FCAP - Segundo semestre

Confira aqui o resumo da aula inaugural do segundo semestre da FCAP/UPE, que foi proferida pelo concluinte e presidente do diretório acadêmico da FCAP - Brian Lima - intitulada "PAPEL DO JOVEM COMO AGENTE DE MUDANÇA".

Em dez anos ocorreram tantas mudanças que ainda estamos nos adaptando à nova maneira de fazer e pensar. Possuímos grande arsenal tecnológico, muito espaço para crescer, mas parece que não nos libertamos dos antigos paradigmas dos séculos anteriores.
Vivemos com o impasse de não termos capacidade de lidar com os avanços e resolvemos nossos problemas com soluções que pedem outros problemas, em um ciclo vicioso e danoso para a humanidade, em todos os sentidos.
Desde que o homem passou a enterrar seus mortos, há cem mil anos, passamos a buscar viver melhor; avançamos nas nossas relações, nossa ciência, nossa linguagem, criamos nossas convenções, nossos deuses, nossas leis.
Passamos a nos alimentar com o pensamento de “futuro” (niilismo) e com o desejo de enriquecer, a qualquer custo. Sacrificamos recursos, pessoas e até mesmo a nossa vida, para anos depois passarmos para as gerações posteriores a herança de ter de lutar pela recuperação do planeta e do sentimento de humanidade.
Nossa imensa dificuldade de resolver esses problemas de maneira global e sustentável advém da nossa deficiência em pensar o todo            . Da nossa deficiência de pensar. A nossa escola, responsável por isso, transforma seres pensantes em depósitos de informações inúteis, e renega seu papel de preparar as pessoas para a vida em detrimento de prepará-las para a universidade. Será que consegue?
Agora nos deparamos com a situação em que a mudança parece ser o único caminho. O sistema dá sinais que não aguenta mais algumas tempestades sem prejudicar e destruir cada vez mais pessoas. Talvez estejam iniciando novos tempos, novos ares, sei lá...
O certo é que precisamos amar, desejar e buscar o novo. Enfrentar os problemas e vencer as facilidades de viver na inércia. Tudo indica que só temos um caminho: o inverso. Acho que devemos sonhar grande novamente, pois (faço minhas as palavras do poeta) “Se não aqui, onde? Se não agora, quando? Se não nós, quem?”.

Brian Lima
Concluinte e Presidente do Diretório Acadêmico FCAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário