Pelo 12º ano consecutivo, a Escola Portfolio promove o Workshop de Fotografia de Natureza com Zig Koch. O curso será em Curitiba e Antonina nos dias 10, 11, 16, 17 e 18 de agosto, em dois finais de semana seguidos, e oferecerá aos participantes a oportunidade de acompanhar na prática a verdadeira fotografia de natureza. A complexidade do programa, que tem como norte o sentimento através das lentes, irá garantir o completo entendimento de tudo relacionado à captura de imagens fora do ambiente urbano. “Foi estabelecido roteiro prévio dinâmico, mas o mesmo não será rígido, e tudo deverá acontecer de acordo com o interesse dos alunos”, afirma Zig.
Com carga total de 35 horas, as aulas teóricas serão nos dias 10 (sábado), das 9h às 12h e das 14h às 16h30, e 11 de agosto (domingo) das 9h às 12h na Escola Portfolio. O transporte para a aula prática em Antonina sairá às 18h do dia 16 de agosto (sexta-feira), com retorno no dia 18 de agosto (domingo à noite). Na ocasião, Zig passará sua experiência de mais de 25 anos como fotógrafo profissional de forma direta e prática, que inclui desde procurar um tema até conseguir reproduzi-lo de maneira que as pessoas entendam a mensagem que será impressa na fotografia.
Para o participante, são pré-requisitos o conhecimento básico de fotografia, ter câmera reflex ou digital compacta avançada e disposição para caminhar, bem como gostar de falar sobre fotografia e de ter contato com a natureza. O investimento é de R$ 1.120,00 à vista, ou em quatro parcelas de R$ 350,00 no cartão. Estão incluídos transporte, alimentação e hospedagem em alojamentos da Reserva Natural Cachoeira Antonina. Alunos e ex-alunos Portfolio têm 10% de desconto.
CONTEÚDO DO CURSO
Na parte conceitual serão abordados os temas:
• Fotografia de natureza, o que é?
• O que fotografar.
• Quando fotografar.
• Onde fotografar.
• Como formar uma história fotográfica.
• Linguagem fotográfica.
• Visualizar da fotografia para depois fotografar.
• Composição.
• Planejamento de viagem.
Na parte técnica serão abordados os seguintes temas:
• Como sua câmera “lê” a luz.
• Como utilizar os recursos das câmeras em fotografia de natureza;
• Diferentes lentes para diferentes assuntos, como escolher a mais correta?
• Equipamento mais apropriado para cada tipo de fotografia, macro, paisagens fauna e flora;
• Cuidados com o equipamento em campo;
• Aprender a ler o histograma;
• Dicas para arquivar as fotografias;
• Transporte de equipamento;
• Como trabalhar com as condições naturais de luz e clima;
• Fotografia de paisagens;
• Uso de flash na natureza;
• Uso de suportes (tripé, monope e outros);
• Fotografia de água em movimento;
• Fotografia de animais e plantas;
• Macro fotografia;
• Como se comportar em campo;
• Planejamento de viagens;
• Comentários sobre natureza e conservação;
• O que fazer com as milhares de fotos que tiramos? Como armazenar;
• Devo guardar tudo que fotografo? Dicas de edição de fotografias;
• Dia-dia do fotógrafo;
• Valor do seu trabalho e mercado fotográfico.
PERGUNTAS E RESPOSTAS:
Como é o curso “Foco na Natureza”?
O que vou passar no curso é a minha experiência ao longo de mais de 27 anos fotografando natureza e mais de 12 anos ministrando workshops em vários locais do Brasil. As minhas experiências serão passadas de forma direta e prática.
O curso será dinâmico, isto é, o roteiro não é rígido e variando o foco conforme o interesse e dificuldades dos alunos.
O workshop foi separado em três "módulos":
O primeiro com aulas teóricas em Curitiba, onde vou passar em AULAS TEÓRICAS os conhecimentos acumulados ao longo da minha carreira.
O segundo módulo é um final de semana com AULA PRÁTICA na Reserva Natural Cachoeira em Antonina, onde os alunos verão como é o trabalho em campo. Esta é a boa oportunidade para todos tirarem as dúvidas, pois estarei disponível o tempo que for necessário.
E o terceiro módulo, é uma AVALIAÇÃO DOS ALUNOS. Todos irão passar uma edição das fotos da aula prática e poderão tirar as dúvidas.
Ao final de cada aula, tanto prática quanto teórica, será feita uma projeção com comentários sobre técnicas utilizadas, dificuldades e curiosidades. Estão previstas fotografias noturnas que dependerá do clima e da disposição geral dos participantes. É sempre muito divertido e proveitoso.
O aluno precisa ter algum equipamento?
Sim, pois nas aulas práticas cada aluno irá fotografar com seu equipamento. As câmeras reflex (SLR ou D-SLR) são as que têm mais recursos, portanto as mais indicadas para o curso, mas com as compactas avançadas o aluno também terá um bom aproveitamento. Um tripé é muito importante e outros acessórios como filtros e disparador.
O workshop também é uma boa oportunidade para entender na prática a função dos vários acessórios, que vão orientar na compra futura dos equipamentos. Levar cartão suficiente para o final de semana prevendo fotografar em RAW e JPG, ou um computador que possa descarregar as imagens produzidas.
Caso os alunos queiram fotografar com filme, eu prefiro que levem cromo ao invés de negativo. São filmes mais críticos, portanto melhores para cursos e também na “PROJEÇÃO DOS ALUNOS” o ideal é projetar as fotos para que todos possam ver e avaliar uns aos outros.
Onde será a aula prática?
A aula prática será na Reserva Natural Rio Cachoeira da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS) http://www.spvs.org.br/ em Antonina.
A área fica no coração da floresta atlântica no Paraná. Lá existem inúmeras trilhas no interior da floresta que servirão de cenário para nossas aulas práticas. O acesso é fácil e seguro por estrada de terra.
As refeições serão no alojamento preparadas pela Cooperguará Ecoturhttp://visiteguaraquecaba.com.br/novosite/a-cooperativa. Caso algum aluno não coma carne ou tenha algum tipo de restrição alimentar, deverá comunicar escola Portfolio para que seja planejado um cardápio apropriado.
O que levar?
Equipamento fotográfico é indispensável. Calçado confortável e seguros. Uma boa opção é ir com botas de caminhada que dão firmeza para caminhar ou botas de borracha. As roupas devem ser leves e de preferência de secagem rápida.
Barrinhas energéticas ou outros lanches rápidos são uma boa idéia nas trilhas.
Ficaremos num alojamento de pesquisadores e devemos levar roupa de cama ou saco de dormir, toalha de banho, sabonete...
Não esquecer uma capa de chuva, boné, repelente e protetor solar.
Lanterna para caminhadas e fotos noturnas são importantes.
Qual o roteiro da aula de campo?
A condução para a aula prática sairá às 18:00 no dia 16 de agosto sexta-feira, com retorno no dia 18 de agosto, domingo à noite sexta-feira, da Escola Portfolio.
Chegada às 21:30 no alojamento. Jantar e uma projeção ou saída fotográfica noturna. No sábado saída pela manhã vamos percorrer uma trilha no interior da floresta.
Retornamos para o almoço e saímos logo em seguida para uma outra trilha com trilha no meio da floresta. No domingo, sairemos bem sedo em direção a fazenda Caçada aonde iremos ao rio Caçada para fotografar um belíssimo rio de serra e uma árvore oca onde é possível 10 pessoas entrarem dentro. Faremos vários exercícios do que foi dado nas aulas teóricas. Retorno para almoço.
À tarde faremos bate papo prático nos arredores do alojamento. O retorno está previsto para o final da tarde, o horário dependerá da disposição dos alunos.
Avaliação
Na semana seguinte faremos a aula de avaliação onde cada aluno trará, com data a mercar, fotografias tiradas na aula prática e passará para a turma toda. Farei comentários e sugestões sobre cada fotografia. Como a turma já estará mais descontraída, este encontro é muito produtivo, onde vários alunos fazem os comentários tornando este encontro descontraído e divertido.
Observação. A programação poderá sofrer alterações conforme o clima.
Maiores informações: http://www.escolaportfolio.com.br/v2/workshop_fotografia_de_natureza.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário