sexta-feira, 10 de maio de 2013

PE sedia evento sobre vulnerabilidade costeira


A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ministério do Meio Ambiente, e apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) promove o “Simpósio Nacional Sobre Vulnerabilidade Costeira” no Hotel Armação (Porto de Galinhas, PE). O evento começa nesta segunda-feira (13) e vai até a próxima quarta-feira (15). 


O Simpósio irá reunir especialistas nacionais e internacionais que irão apresentar resultados de pesquisas sobre a temática da vulnerabilidade, suscetibilidade e risco na zona costeira, sejam eles relacionados às mudanças climáticas, à erosão costeira ou a eventuais derrames de óleo. A grande expectativa é que o encontro resulte na definição de critérios únicos de identificação dessas áreas entre os estados, com a criação do mapa da vulnerabilidade.

De forma ainda mais detalhada, serão discutidos os cenários atuais da vulnerabilidade, suscetibilidade, e risco ambiental e às possíveis conseqüências decorrentes das mudanças globais do clima, que favoreçam a capacidade de resiliência dos sistemas naturais de nossas cidades costeiras.

No final do Simpósio será elaborado documento com a indicação da metodologia mais adequada que possa ser utilizada tanto em nível regional quanto nacional para promover a gestão ambiental costeira. O secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, abre o evento com abordagem nas ações do governo em relação ao tema.

Reestruturação da Orla: Em Pernambuco, o governo do Estado desenvolve projeto de reestruturação da orla na Região Metropolitana do Recife, em parceria com o governo federal e municípios. Previsto investimento total de R$ 350 milhões. 

O início da execução do programa ocorreu no último dia 4 de fevereiro, no município de Jaboatão dos Guararapes – ação específica terá investimento de mais de R$ 40 milhões. 

Além de Jaboatão dos Guararapes, a iniciativa irá beneficiar os municípios de Olinda, Paulista e Recife. Trata-se da recuperação da faixa de areia de 19 praias do litoral, em uma extensão de 48 quilômetros.


Fonte: Semas PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário