1511 Orgânico é muito mais negócio do que movimento, afirma gerente do SebraeBruno.C.

Alimentos orgânicos ganham, cada vez mais, a mesa dos brasileiros.

O mercado orgânico no Brasil cresce a uma taxa entre 20% e 30% ao ano e ocupa cada vez mais espaço no mercado. No país, o segmento está diretamente vinculado à agricultura familiar que, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), é responsável por 4,1 milhões de unidades produtivas e responde por 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros, representando 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o MDA, trabalham na agricultura familiar cerca de 12 milhões de brasileiros.

Na opinião de Ricardo Tortorella, diretor técnico do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em São Paulo, o Brasil pode se tornar um dos maiores produtores de orgânicos e ser a porta de entrada desses produtos, uma vez que a situação econômica brasileira é confortável e o grau de amadurecimento do consumidor indica que cada vez mais a população vai buscar qualidade na alimentação.

“O mercado orgânico está deixando de ser um nicho para ser um dos grandes mercados no país”, destacou Tortorella à Agência Sebrae de Notícias. Opinião semelhante tem o gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae, Enio Queijada Souza, para quem o produto orgânico é cada vez mais um negócio e menos um movimento. “Precisamos ficar atentos aos valores que diferenciam a cadeia dos orgânicos dos demais agronegócios, como o cooperativismo e a solidariedade”, defendeu.